Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Sorteio e Lançamento. Livro Direito Civil. Diálogos entre a doutrina e a jurisprudência. Coordenação com o Ministro Luis Felipe Salomão.

Publicado por Flávio Tartuce
há 6 anos


Prezados JusBrasileiros.

Abaixo notícia veiculada hoje, no site do STJ, sobre o lançamento da obra Direito Civil. Diálogos entre a doutrina e a jurisprudência, coordenada com o Ministro Luis Felipe Salomão, no próximo dia 10 de abril.

Vou realizar um sorteio do livro no próximo dia 19 de março aqui no JusBrasil.

Para participar basta ser meu seguidor, e comentar essa página, apontando um tema que considera entre os mais importantes do Direito Civil Contemporâneo.

O sorteio será feito pelo site Sorteador (www.sorteador.com.br).

Ficam todos convidados para o lançamento em Brasília, na sede do STJ.

Abraços e Boa Sorte a todos.

Professor Flávio Tartuce

Ministro do STJ e professor lançam livro sobre conexões entre doutrina e jurisprudência no Direito Civil

Fonte: Site do STJ.

Disciplina que concentra alguns dos temas mais controvertidos na sociedade contemporânea, como a adequação do sexo dos transexuais, a parentalidade socioafetiva e o direito ao esquecimento, o Direito Civil é campo de profundas interações entre a doutrina e a jurisprudência, em interseção contínua que envolve julgadores e estudiosos do direito privado em todo o país.

As conexões entre as decisões judiciais e os posicionamentos doutrinários são o objeto principal do livro Direito Civil: Diálogos entre a Doutrina e a Jurisprudência, coordenado pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão e pelo professor Flávio Tartuce, doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP). O lançamento será no dia 10 de abril, às 18h30, no Espaço Cultural STJ.

De acordo com o professor Flávio Tartuce, a ideia de confecção da obra surgiu da lacuna existente no meio editorial brasileiro e dos impactos teóricos e práticos dos temas mais recentes do Direito Civil. Os artigos, todos inéditos, foram construídos em um sistema de elaboração cega, ou seja, sem que um autor tivesse acesso prévio ao texto escrito pelo outro autor do mesmo tema.

“Isso trouxe riqueza ao trabalho, pois se pode notar a concordância e a sadia discordância dos autores em relação a alguns assuntos”, apontou Tartuce, que também lembrou que alguns doutrinadores atuam como julgadores.

Conteúdo multitemático

Além de questões relativas aos transexuais e ao direito ao esquecimento, o livro traz assuntos como a boa-fé objetiva, a dupla eficácia da função social do contrato, polêmicas relativas ao seguro-saúde, critérios de quantificação dos danos morais na jurisprudência, a função social da posse e da propriedade e os alimentos entre cônjuges.

Nesse universo temático, o professor ressaltou a existência de pontos em que a doutrina e a jurisprudência ainda estão relativamente dissonantes, como no caso da função social do contrato.

“Também vejo uma distância grande entre doutrina e jurisprudência a respeito dos critérios para quantificação dos danos morais, tema que interessa a toda a sociedade brasileira. Porém, em alguns assuntos, o livro demonstra que foi atingida certa harmonia entre a doutrina e a jurisprudência, caso da concorrência do cônjuge com os descendentes na sucessão legítima”, destacou o professor.

Dividido em 15 capítulos, o livro Direito Civil: Diálogos entre a Doutrina e a Jurisprudência reúne assuntos polêmicos desse ramo do direito debatidos em conjunto por doutrinadores e magistrados.

Entre os autores, estão os ministros do STJ Paulo de Tarso Sanseverino, Villas Bôas Cueva, Marco Buzzi, Marco Aurélio Bellizze e Moura Ribeiro, além dos ministros aposentados Ruy Rosado e Sidnei Beneti.

  • Publicações1313
  • Seguidores20386
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1052
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sorteio-e-lancamento-livro-direito-civil-dialogos-entre-a-doutrina-e-a-jurisprudencia-coordenacao-com-o-ministro-luis-felipe-salomao/554747630

70 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Prezados.

Realizado o sorteio, o vencedor o Gabriel Barbosa, de Presidente Venceslau, por meio do sistema Sorteador.

Parabéns! O livro será enviado pelo correio, após contato pessoal.

Abraços a todos.

Professor Flávio Tartuce continuar lendo

Direito real de laje continuar lendo

ótima notícia, um tema que acho bastante relevante é sobre o abandono afetivo e a indenização por dano moral. continuar lendo

Ótima notícia! Tema muito interessante e em voga, atualmente, considero a responsabilidade civil decorrente de erro médico e a responsabilidade do hospital por eventual erro de médico que não é seu empregado. continuar lendo