Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
11 de Maio de 2024

TJSP. Facebook deve indenizar usuário avaliado no aplicativo Lulu

Publicado por Flávio Tartuce
há 9 anos

Fonte: Migalhas.

O Facebook do Brasil e a empresa Luluvise Incorporation terão de indenizar um homem alvo de avaliações negativas no aplicativo "Lulu". A decisão é da 2ª câmara de Direito Privado do TJ/SP. O valor da reparação foi fixado em R$ 20 mil.

O aplicativo chegou ao Brasil em 2013 e permitia que mulheres avaliassem os homens com relação ao desempenho sexual, por exemplo, sem se identificarem, e as avaliações era compartilhadas com outras usuárias.

O autor da ação alegou que seu perfil no Facebook foi colocado no "Lulu" sem a devida autorização. Já a rede social argumentou o que homem "consentiu – quando aceitou o contrato apresentado pelo Facebook – com a possibilidade de compartilhamento de informações/dados pelos usuários do aplicativo em questão".

O desembargador José Carlos Ferreira Alves, relator do recurso, não viu motivos para se alterar a sentença combatida.

"Ora, se o Facebook lucra (e bastante, aliás) com sua atividade, deve indenizar aqueles que experimentam danos que não ocorreriam não fosse tal atividade (danos decorrentes de opiniões ofensivas à honra do autor e divulgadas sob anonimato), não afastando tal conclusão o fato de o autor ter aceitado contrato de adesão."

Participaram do julgamento os desembargadores Neves Amorim e José Joaquim dos Santos. A votação foi unânime.

Veja a decisão.

  • Publicações1315
  • Seguidores20391
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações417
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-facebook-deve-indenizar-usuario-avaliado-no-aplicativo-lulu/247880315

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tenho também um precedente em meu escritório sobre o tema. Facebook condenado ao pagamento de R$ 3.500,00 no TRU/PR. Para quem tiver interesse: 0086304-85.2013.8.16.0014 do TRU/PR. continuar lendo

Ta certo. continuar lendo