Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Lançamento. O Novo CPC e o Direito Civil

Publicado por Flávio Tartuce
há 9 anos

Prezados Amigos do JusBrasil.

Já está em pré-venda a obra O Novo CPC e o Direito Civil, no site do Grupo GEN Editorial.

Vejam Aqui:

O sumário do livro, com os temas tratados estão no seguinte link

Segue abaixo a sinopse da obra, com trechos do prefácio e da apresentação, elaborados pelos Professores Fredie Didier Jr e Daniel Amorim Assumpção Neves.

Bons estudos a todos.

Professor Flávio Tartuce

SINOPSE

Há momentos na História que servem para definir o tamanho de um doutrinador. Estamos vivendo um deles. Temos um novo CPC. Pela primeira vez na História, um CPC publicado em regime democrático. Dentre inúmeras novidades, o CPC traz consigo a marca de ser um Código de Processo preocupado com a harmonização com o Código Civil de 2002, que veio quase 30 anos depois do CPC de 1973. A influência do CC no CPC é evidente, e a recíproca é verdadeira. Basta ver o inciso II do art. 1.072 do CPC, que procede à revogação expressa de mais de dez artigos do Código Civil. Ainda há a alteração da redação de dois artigos do Código Civil pelo art. 1.068 do CPC: o art. 274 e o art. 2.027. Afora essas mudanças expressas, o impacto do CPC/2015 no Direito Civil é um dos principais temas a serem explorados pela doutrina pelos próximos anos. Convocado pela História, Tartuce chega antes e nos apresenta, com a sua aguçada e atualizada visão, as suas primeiras impressões, abordando inúmeros aspectos: da evicção à partilha, da posse aos alimentos. Com isso, Tartuce ratifica a sua posição de proeminência na atual geração de civilistas brasileiros. É uma obra de seu tempo. É obra indispensável. Uma daquelas que todos haverão de ler. Parabéns ao autor e à editora.

Fredie Didier Jr.

Lanamento O Novo CPC e o Direito Civil


No plano acadêmico, o brilho de Flávio Tartuce é manifesto, fruto de trabalho sério e persistente. É chover no molhado dizer que ele é um dos expoentes da nova geração do Direito Civil em nosso país. Tem várias obras escritas e o reconhecimento como professor para demonstrá-lo. Esta obra é mais um exemplo da sua indiscutível competência como doutrinador em Direito, ao analisar com rara clareza e senso crítico os impactos do Novo Código de Processo Civil na seara do Direito Civil.

Daniel Amorim Assumpção Neves

  • Publicações1312
  • Seguidores20379
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2196
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lancamento-o-novo-cpc-e-o-direito-civil/176792137

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ahhh. Eu quero. Faz um sorteio aí pra os usuários do JusBrasil, faz. :) continuar lendo

Prezado Wagner.

Em breve faremos sorteios entre os meus seguidores no JusBrasil.

Abraços.

Flávio Tartuce continuar lendo

Parabéns Professor pelo excelente trabalho! continuar lendo

Professor, vou adquirir esta sua nova obra. Parabéns! continuar lendo

Ainda que pelo sumário, já dá pra bem avaliar a abrangência da obra! Parabéns ao Mestre Tartuce e que breve esteja a obra disponibilizada fisicamente em Fortaleza. continuar lendo