Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Ministro Marco Aurélio suspende decisão que determinou a retirada de notícia jornalística em Ribeirão Preto

Publicado por Flávio Tartuce
há 9 anos

Fonte: Migalhas

Suspensa decisão que determinou retirada de matéria do site da EPTV.

O ministro Celso de Mello concedeu liminar para suspender, com eficácia ex tunc, decisão que determinou que a EPTV, filial da rede Globo, retirasse de seu site matéria jornalística envolvendo PMs.

Em outubro do ano passado, a reportagem revelou que policiais militares estariam atuando para uma síndica como seguranças particulares em um condomínio residencial de Ribeirão Preto/SP.

Um dos policiais supostamente envolvido pediu a retirada da matéria, questionando a utilização do seu nome e imagem. O juízo de Direito da 2ª vara Cível de Ribeirão Preto concedeu a liminar, determinando a remoção da reportagem, sob pena de multa diária.

Então, a emissora ajuizou reclamação, alegando descumprimento à decisão do STF no julgamento da ADPF 130.

O ministro acolheu o argumento da EPTV, pois verificou que a decisão de 1ª instância configura censura em "clara transgressão ao comando emergente da decisão que esta Corte Suprema proferiu".

"Não podemos – nem devemos – retroceder nesse processo de conquista e de reafirmação das liberdades democráticas. Não se trata de preocupação retórica, pois o peso da censura – ninguém o ignora – é algo insuportável e absolutamente intolerável..."

• Processo relacionado: Rcl 21.504

Confira a decisão.

  • Publicações1313
  • Seguidores20385
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações426
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-marco-aurelio-suspende-decisao-que-determinou-a-retirada-de-noticia-jornalistica-em-ribeirao-preto/223748480

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu também concordo que não deve haver censura, mas todos sabemos que a imprensa comete abusos, e quando se retrata não o faz na mesma dimensão da noticia abusiva.. continuar lendo

Concordo que não possa haver censura, mas há necessidade do STF se referir à ponderação entre os direitos de personalidade envolvidos ? Ao menos isso consta dos Enunciados das Jornadas de Direito Civil. continuar lendo

A censura à imprensa sobre assuntos públicos é um perigo. No entanto a notícia talvez só não precise mencionar os envolvidos. Mas o ministro também é autoridade, o que diz deve ser considerado. continuar lendo