Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Vaticano elimina "boas-vindas" a gays em documento final do Sínodo

Publicado por Flávio Tartuce
há 10 anos

Fonte: UOL. 18 de outubro de 2014.

O Vaticano eliminou a expressão "boas-vindas aos homossexuais" do relatório final do Sínodo dos Bispos sobre a família convocado pelo papa Francisco. O documento foi aprovado neste sábado (18), após duas semanas de reuniões.

A versão final do documento do Vaticano foi radicalmente revista na referência sobre os homossexuais, eliminando linguagem anterior mais positiva.

O resultado é uma derrota para o papa Francisco, que vinha defendendo que a igreja adotasse uma posição mais includente tanto aos homossexuais quanto aos católicos divorciados ou que voltaram a se casar.

Ao todo, 183 religiosos participaram da votação de cada um dos 62 parágrafos. Para que fosse aprovado, cada capítulo deveria receber dois terços de votos favoráveis. Três não atingiram essa maioria - dois sobre os homossexuais e um sobre o acesso dos divorciados que voltaram a se casar aos sacramentos da igreja.

Após uma primeira versão lançada na segunda-feira (13), os bispos conservadores prometeram alterar o texto, dizendo que houve confusão entre fiéis e ameaçou prejudicar a "família tradicional".

Os dois parágrafos finais do documento que tratam dos homossexuais foi intitulado "atenção pastoral para com as pessoas com orientações homossexuais". A versão anterior, de três parágrafos, era chamada de "boas-vindas aos homossexuais."

A versão anterior falava em "aceitar e valorizar orientações sexuais (dos homossexuais)" e dar-lhes "uma casa acolhedora". A versão final eliminou essas frases.

A nova versão usa um termo mais vago, repetindo declarações anteriores da igreja de que os gays "devem ser acolhidos com respeito e sensibilidade" e que a discriminação contra gays "deve ser evitada".

A versão final sublinhou ainda que "não há fundamento absoluto" para comparar o casamento homossexual ao casamento heterossexual, chamando o casamento heterossexual "plano de Deus para o matrimônio e da família".

Segundo o cardeal Gianfranco Ravasi, o papa Francisco vai decidir se o documento será "divulgado imediatamente". Até o momento, o papa não se pronunciou sobre o assunto, "apesar de seu estilo ser de difusão de documentos", acrescentou o cardeal, chefe da comissão que elaborou a mensagem do Sínodo.

O documento foi aprovado com 158 votos a favor, de um total de 174, ressaltou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. Neste domingo (19) será encerrado oficialmente o encontro, que reuniu no Vaticano 253 bispos e membros da Igreja Católica. (Com agências internacionais)

  • Publicações1312
  • Seguidores20379
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações305
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vaticano-elimina-boas-vindas-a-gays-em-documento-final-do-sinodo/146505992

40 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Alguns dogmas da igreja católica são idênticos as cláusulas pétreas da constituição federal, para muda-las são necessários debates e mais debates.
O Papa Francisco não saiu perdendo, apenas o tempo de Deus difere do nosso, mas estão no caminho certo, um passo de cada vez. continuar lendo

A Igreja não tem poder de mudar o que não foi estabelecido por ela. O acolhimento dos homossexuais, divorciados, etc. na Igreja tem sua regulação própria e muito bem disciplinada no Catecismo da Igreja Católica e outros documentos pontifícios há muitos anos, não havendo necessidade de qualquer revisão por causa de pressão de grupos políticos que querem obter privilégios dentro da Igreja Católica sem sequer serem católicos de verdade. Se quiserem ser vistos como virtuosos sob a ótica da Igreja, precisam, em primeiro lugar, se tornarem católicos de verdade, o que incluiu seguir todos os preceitos que são por ela defendidos, mas não são propriedade e muito menos "invenção" dela, pois são preceitos advindos da boca do próprio Jesus Cristo em pessoa. As palavras de Cristo, que não agradam aqueles que querem viver segundo as suas próprias concupiscências, não podem ser alteradas para só agradá-los. e se o Papa pretende fazer isso, não é um verdadeiro representante de Cristo. continuar lendo

Alberto, você falou bem, mas ao final quebrou a ponta do lápis ao dizer que o Papa não é um representante de Cristo, lembremo-nos de que o Papa é Pedro e a sua autoridade como representante da fé é inquestionável, no entanto suas decisões podem ser objeto das nossas pequenezas opinativas, mas usando ainda a analogia do colega Paulo, o Papa atuaria como uma espécie de presidente do STF, a palavra a Constituição, agora me pergunto, será que estamos numa sociedade aberta de intérpretes da constituição? Quem seria o amicus curiae? Jean? Feliciano? Honestamente, é preciso entender que a sociedade está mudando. Ceder as pressões? Jamais, no entanto o respeito e a compreensão são sempre atitudes cristãs muito bem vindas nesse momento. continuar lendo

Nessas horas é que podemos ver o quanto o Budismo é diferente e que realmente, chama-lo de religião, chega a ser ofensivo. Pois algo tão benéfico que não incita preconceitos de nenhuma natureza, não merece ser colocado no mesmo grupo no qual estão as religiões judaico cristãs (acharam que ia só falar do cristianismo neh?). Eu já me decidi, se um dia tiver fé, serei budista. Pois minha fé não fará mal a ninguém.

E só pra encerrar. Seria muito bom se as religiões judaico cristãs guardassem seus preconceitos para si. continuar lendo

Adalberto Martins Ferreira
Você disse tudo.
Ademais, a Igreja é e sempre deverá ser a mesma. Seus princípios não devem ser mudados. Senão não teríamos mais motivos para segui-la. Quem está na igreja está por um motivo e isso deve se manter.
Os homossexuais não são obrigados a ter uma religião ou ir à Igreja. Se vão, como a própria Igreja diz, serão recebidos e respeitados, mas não devem querer obrigar a Igreja a aceitar seu estilo de vida nem sua orientação sexual.
Eu não concordo com vários pontos do espiritismo, do islamismo, do protestantismo, porém não vou ficar lutando nem brigando para que essas doutrinas mudem. Frequento aquela onde EU me sinto bem. É simples, se não concorda não segue. continuar lendo

O Papa saiu perdendo?
Não concordo.
Muito pelo contrário. O Papa não pode querer mudar a doutrina da Igreja, pois, assim, quem sairia perdendo não seria somente o Papa, mas sim, TODA a Igreja Católica. continuar lendo

Sinceramente o Papa Francisco está há anos luz a frente do Vaticano ... Uma pena, essa "boas vindas" poderia ser um passo importante para mais inclusão e menos preconceito no mundo ... continuar lendo

Não há que dar boas vinda citando e enfatizando gays. Há que dar boas vindas a todas as pessoas, indiscriminadamente pois, todos somos filhos de Deus.
O que precisamos é parar de ficar enfatizando gays, negros, mulheres, etc. pois, isso só faz aumentar o preconceito e discriminações, até mesmo o ódio.
Precisamos enfatizar que o SER HUMANO É UMA POVO ÚNICO, SEM DESIGUALDADES!
Esse povo tem de Deus o privilégio do LIVRE ARBÍTRIO e, portanto, devemos o respeito mútuo. continuar lendo

E com isso, o cristianismo perde ainda mais respeito. Como exigir respeito, se não consegue respeitar a individualidade das pessoas, seja ela sexual ou não? O papa não estava errado em querer desincentivar o preconceito e a intolerância. Uma pena que ainda haja tanta gente no cristianismo, que não consiga entender isso. Pior, segue com a mesma mentalidade medieval de sempre, e ainda não gostam quando falamos disso nos debates.

Isso tudo só prova o quanto as religiões judaico cristãs, são péssimas nas questões humanas. Há uma dificuldade muito grande nessas religiões, em consolidar crenças com as questões humanas de uma sociedade plural. Pq? Eu sinceramente não sei e nem estou a fim de debater isso agora. Podemos discutir esse problema em uma outra ocasião. continuar lendo

Realmente eu não consegui descobrir o que os homossexuais querem!

No texto diz:
A nova versão usa um termo mais vago, repetindo declarações anteriores da igreja de que os gays "devem ser acolhidos com respeito e sensibilidade" e que a discriminação contra gays "deve ser evitada".

Alguém sabe me responder oque as pessoas LGBT querem das religiões? Até hoje não encontrei nenhum documento ou declaração respondendo esta pergunta! Só encontro ataques as religiões,doutrinas, dogmas e pensamentos, porém nenhuma reivindicação.

Será que não é hora de providenciar uma conversa séria, sensata e sem radicalismo de nenhum lado? Como ambos os lados estão tratando o assunto não vais nos levar a lugar nenhum! continuar lendo

Não entendo tanta argumentação contra ou a favor.
Não há que dar boas vinda citando e enfatizando gays. Há que dar boas vindas a todas as pessoas, indiscriminadamente pois, todos somos filhos de Deus.
O que precisamos é parar de ficar enfatizando gays, negros, mulheres, etc. pois, isso só faz aumentar o preconceito e discriminações, até mesmo o ódio.
Precisamos enfatizar que o SER HUMANO É UMA POVO ÚNICO, SEM DESIGUALDADES!
Esse povo tem de Deus o privilégio do LIVRE ARBÍTRIO e, portanto, devemos o respeito mútuo. continuar lendo

Vc (Leonan) teve ter lido a matéria errada ou, leu e não entendeu nada. O Cristianismo é o segmento que mais se preocupa com o respeito alheio, por outro lado lado, sempre sofre com ataques, como o seu por exemplo. A Igreja manda respeitar tudo e todos - pessoas, meio ambiente, animais, leis,... - Mas fazer parte dela, traz consigo um propósito e um legado, deixado por Cristo. Agora, quer seguir, seja bem vindo, conheça a Igreja, aprende a amá-la. Não que seguir, tudo bem, mas não julgue o que não conhece. continuar lendo

Milton

Não é o que eu vejo. Eu mesmo disse que o papa não estaria incentivando algo que a igreja considera como pecado. Mas apenas tentando promover a importância de se respeitar o próximo, seja ele o que for. E parabenizei o papa Francisco por esta iniciativa. Alias, aposto que ele está decepcionado com o desfecho dessa história. Pois é fato que a ICAR continuará com a imagem de uma instituição intransigente, por conta de algumas pessoas de seu meio, que insistem em se apegar ao um passado que já se foi. Perdeu-se uma oportunidade de se dar um passo adiante e criou-se o perigo de se dar um passo para trás. E isso não é bom, a história mostra que isso traz consequências. continuar lendo

Acho que a discussão, por si só, jé representa um grande avanço. Mostra que o tema não é consenso dentro da instituição.

Acho que nada é mais saudável que um debate sério, realizado de maneira civilizada. continuar lendo

Acho que debate sério é uma coisa que está faltando neste assunto!

Religiosos agredindo homossexuais e seu movimento,
Homossexuais agredindo religiosos e as religiões,
Não vai levar a lugar nenhum.

Não é lei ou decisão de concilio que vai resolver o problema e sim respeito mútuo!

Enfatizando bastante o MÚTUO, pois está faltando respeito de ambos os lados!

Só pra constar eu acredito que os senhores Silas Malafaia, Marco Feliciano, Jean Willys e Marcio Retamero deveriam estar muito longe deste debate! continuar lendo